Giro semanal: tudo que você precisa saber para começar bem o dia!

Giro semanal: tudo que você precisa saber para começar bem o dia!

Fala dura sobre o mercado de criptomoedas, seca afeta o milho, plantio de soja no RS, alta do café arábica e mais neste pequeno giro semanal.

22/11/2021

Foto: Unsplash/Mattias Diesel

Criptomoedas

Em discurso realizado na última sexta-feira (19/11), o governador do Federal Reserve - sistema de bancos centrais norte-americano -, Christopher Waller, disse que a maioria das criptomoedas valem “zero”. Com a fala, mais um movimento contrário ao mercado das criptos é registrado b, somando-se a fala de Gary Gensler da Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio registrada no início do mês.

Para o governador Waller, “Você pode emitir o quanto quiser e, se ninguém acreditar que outra pessoa vai aceitá-lo, terá o preço zero”. O representante do Federal Reserve (FED) acredita que o Bitcoin é como um ouro do mundo digital, ainda que não acredite no valor da cripto e não veja como uma ameaça para o sistema financeiro existente. (Investing)

Milho

Segundo dados da TF Agroeconômica, meteorologistas do Rio Grande do Sul indicam que a expectativa de seca vem segurando o mercado do milho, informando que “Se em meados de outubro houve umidade suficiente para um bom início de plantio no milho, novembro se apresentou de forma bem diferente”.

Este deve ser o novembro mais seco em um período de 20 anos, causando lentidão ao milho, “onde  a precipitação  acumulada  foi  de  apenas  41,1 milímetros.  Para  se  ter  ideia,  a  média  histórica  do período é de 163mm”, indicam os meteorologistas. Apesar do mês seco, no Paraná já ocorreu o plantio de 423 mil hectares para a produção do milho de verão, enquanto em Santa Catarina mais de 90% das lavouras já haviam sido implantadas até o mês passado. (Agro link)

Soja

O plantio da soja, segundo informações da Reuters, já atinge 85% da área total destinada para plantio do grão e supera média histórica para o período. O trabalho está quase finalizado em importantes estados, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Goiás, enquanto as chuvas têm impulsionado o plantio no Rio Grande do Sul.

Em comparação com a semana passada, o avanço é de cerca 6,6 pontos percentuais na área plantada, conforme dados da consultoria Safras & Mercado. Para outra AgRural, o plantio avançou ainda mais, tendo atingindo 86% da área esperada já na última quinta-feira. O plantio segue em ritmo avançado, em 2020 a área plantada para o mesmo período era de apenas 74,1%, frente a média de 77,2% dos últimos cinco anos. (Istoé)

Café

Apesar do café arábica ter registrado o maior patamar em 10 anos nas negociações da bolsa ICE, em New York, as vendas do grão no Brasil estão lentas e o produtor aguarda novas altas, segundo a consultoria Safras & Mercado. Para Gil Barabach, consultor da Safra, “Dúvidas produtivas, ruídos de falta de entrega de café e aposta na sequência de alta nos preços justificam esse comportamento do vendedor”.

O movimento é impulsionado pelos produtores, que esperam obter um retorno maior ao segurar as vendas, esperando vender o mais próximo da alta - com ruídos sobre as entregas, sequências de alta e dúvidas produtivas colaborando. Para o consultor, “Com isso, compensar fixações a preços mais baixos da safra passada. O percentual já alto de comprometimento da safra brasileira 2022 e o movimento ascendente dos preços favorecem essa estratégia dos vendedores”. (Istoé Dinheiro)




Postado por:

Gustavo - image

Gustavo Ferreira Felisberto





Mais notícias: