Previsão do tempo: Após 5 anos seguidos de cobertura de gelo marinho na Antártida abaixo da média histórica de junho, desde o outono de 2021 o continente tem apresentado temperaturas mais baixas, e por consequência, uma maior cobertura com gelo.
De acordo com pesquisadores da UFRGS, as incursões polares na América do Sul se originam no Mar de Bellinghausen, a Oeste da Península Antártica, onde hoje há mais gelo.
Além disso, um contexto de oscilação Antártica negativa, que significa o enfraquecimento do cinturão de vento que circunda a região, teria como consequência a expansão dessa e maiores probabilidades de ondas de ar frio em direção ao Equador, similar ao que aconteceu no Texas no último inverno do Hemisfério norte, porém com menor intensidade (METSUL).
Dessa forma, uma massa de frio que atingirá o Brasil a partir dessa segunda-feira e ganhará intensidade conforme avança a semana, pode ser uma das mais intensas registradas neste século. Existem estimativas de frios de até -12ºC em regiões de maior elevação do país.
Vento e nuvens, em princípio, devem impedir uma sequência de dias de geada ampla e generalizada no Centro-Sul do Brasil. As projeções de geada em maior número de locais são mais para o final do período de pico da onda de frio, logo no final da próxima semana. A geada atingiria partes do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, além dos três estados do Sul, porém o cenário ainda não é definitivo (METSUL)
Milho: Embora os preços do milho estejam firmes e competitivos, apenas negócios pontuais têm acontecido. Isso se deve pela lenta colheita da safrinha, que foi muito prejudicada pelo clima este ano. Maiores negócios são esperados apenas para o mês de agosto, quando houver maior volume colhido (Notícias Agrícolas)
Além disso, uma revisão do USDA sobre a produtividade pode também balançar os preços do mercado internacional.
Soja: Os preços da soja despencam no mercado internacional. Em Chicago, previsões de chuva onde antes se esperava seca melhoraram as expectativas sobre a produção da leguminosa, somado a uma menor expectativa de demanda chinesa, fizeram a soja cair pela terceira vez consecutiva nesta segunda-feira (AGROLINK)
Café: Com geadas em regiões de MG, espera-se que considerável parte da produção nacional tenha sido comprometida para 2022, com alguns produtores perdendo até 80% (CANAL RURAL).
A massa de ar frio que atingirá o Brasil esta semana, dependendo de como se comportar, também poderia prejudicar mais ainda os cafeeiros e então, seria capaz de erguer a patamares mais altos os preços da commodity.