Uma forte massa de ar frio vem afetando partes do território brasileiro desde o dia 18/07, baixando as temperaturas em diversos estados e trazendo consigo o forte risco de geadas.
Ao contrário das geadas que ocorreram em finais de junho, a de agora atingiu fortemente as regiões produtoras de café, cana-de-açúcar e laranja em São Paulo e Minas Gerias, gerando fortes perdas nessas três culturas.
Referindo-se ao café, corretores do sul de Minas dissera que tal geada foi mais intensa que a última, atingindo diversas fazendas no estado, causando forte impacto na produção nacional (Yahoo Finanças).
Ainda nessa commoditie, os preços do arábica explodiram na bolsa de NY após as notícias das perdas com essa nova onda de ar frio.
Para o milho safrinha, o cenário não é o mais empolgante, as sequências de estiagens e surtos de cigarrinha, com duas geadas consecutivas, trazem perdas históricas na segunda safra nacional. Novamente o frio atingiu o estado do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, importantes produtores de milho.
Sobre a onda de ar frio, em alguns municípios de SC foram registradas temperaturas de até -8ºC. No paraná, temperaturas de -7,2ºC também foram registradas. Enquanto no RS, os campos foram quase que uniformemente cobertos por geadas.
O que chamou muito a atenção foram as temperaturas negativas na cidade de São Paulo, que atingiram até -2,3º, a mais baixa em 17 anos.