Petróleo sobe 4% com bloqueio no Canal de Suez

Petróleo sobe 4% com bloqueio no Canal de Suez

As dificuldades logísticas para remoção do porta-contêineres que bloqueia a hidrovia influenciam no valor da commodity.

18/03/2021 Fonte original

Foto: © InfoMoney

Em um impasse que se arrasta desde a manhã de terça-feira (23), o Canal de Suez, uma das principais rotas marítimas do mundo, segue bloqueado pelo porta-contêineres Ever Given e pode levar vários dias para ser liberado. Autoridades locais enfrentam dificuldades para desencalhar a embarcação de 400 metros de comprimento e assistem à formação de uma extensa fila de navios que desejam utilizar a passagem que liga Ásia e Europa.

De acordo com o site Marine Traffic, que acompanha o trânsito marítimo mundial, mais de 100 navios estão parados nas proximidades e aguardam o desbloqueio da hidrovia para seguir viagem. Para além de atrasos nas entregas, circula no mercado o temor de encarecimento de fretes, caso o impasse não seja resolvido rapidamente.

De olho nas dificuldades de logística, os contratos futuros de petróleo voltaram a subir nesta sexta-feira (26). O barril de petróleo WTI para maio subiu 4,12% a US$ 60,97, enquanto o de Brent para maio avançou 4,26%, a US$ 64,43 o barril. A commodity já havia se fortalecido na terça-feira com a notícia sobre o bloqueio em Suez, mas ontem (25) teve forte correção negativa por preocupações sobre o avanço da pandemia.

O Canal de Suez intensificou esforços nesta sexta-feira para liberar o meganavio encalhado, depois de não obter sucesso em uma tentativa anterior. As equipes de resgate projetaram que a embarcação só deve ser liberada na quarta-feira que vem. Mas há previsões de que a operação possa levar semanas, com possíveis complicações do clima instável no local.

#Economia #Mercados #Commodities #Petróleo




Fonte: https://www.infomoney.com.br/mercados/canal-de-suez-segue-bloqueado-impasse-da-novo-impulso-a-contratos-de-petroleo/



Mais notícias: