É aqui que o lixo plástico do mundo vai acabar, até 2050

É aqui que o lixo plástico do mundo vai acabar, até 2050

O futuro dos resíduos de plástico do mundo

08/06/2021 Fonte original

  • Desde 1950, a produção de plástico ultrapassou rapidamente qualquer outro material sintético
  • Embora os esforços de reciclagem tenham melhorado ao longo dos anos, apenas uma fração do plástico mundial está sendo reciclado
  • Se a tendência continuar, mais de 12 bilhões de toneladas métricas de resíduos plásticos irão para aterros sanitários

O uso de plástico aumentou em todo o mundo nos últimos 50 anos. Na verdade, mais de 480 bilhões de garrafas plásticas de água foram vendidas em todo o mundo em 2018 - aproximadamente 1 milhão por minuto.

Para onde vai todo esse plástico e quanto dele está sendo reciclado? Aqui está uma olhada no destino final do plástico do mundo.

Uma análise dos métodos de descarte

Se as tendências atuais na produção de plástico e gerenciamento de resíduos continuarem como estão, é aqui que 33 bilhões de toneladas métricas de resíduos de plástico chegarão até 2050.

Método de DescarteToneladas métricas% do total de resíduos plásticos
Reciclado8,53 bilhões25,7%
Incinerado12,39 bilhões37,3%
Descartado12,28 bilhões37,0%
Total33,2 bilhões

Para esclarecer, esta é uma estimativa cumulativa grosseira de todo o plástico que foi descartado desde 1950. Este número inclui plásticos primários e secundários (previamente reciclados).

Dos 33,2 bilhões de toneladas de resíduos plásticos, mais de 12 bilhões de toneladas métricas devem acabar em aterros sanitários ou em nosso ambiente natural. Uma grande parte desse plástico descartado chegará aos nossos oceanos. Na verdade, se as coisas permanecerem como estão, espera-se que os plásticos superem a população de peixes do oceano até 2050.

Por outro lado, projeta-se que apenas cerca de 9 bilhões de toneladas métricas serão recicladas - cerca de 25,7% .

A reciclagem tem seus limites

É importante notar que a reciclagem de plástico não é um ciclo infinito.

Pelo contrário, a maioria dos plásticos só pode ser reciclada uma ou duas vezes antes de ser descartada, uma vez que os polímeros no plástico se quebram durante o processo de reciclagem.

É por isso que muitos especialistas enfatizam a importância de reduzir e reutilizar em vez da reciclagem.

Como Beth Porter, autora de Reduce, Reuse, Reimagine: Sorting Out the Recycling System, disse em uma entrevista ao Atlantic : “Não quero que as pessoas pensem que o que fazem como indivíduo não importa ... [mas] nós não vai reciclar o nosso caminho para sair desta crise. ”




Fonte: https://www.visualcapitalist.com/the-future-of-the-worlds-plastic/



Mais notícias: