Doença de Newcastle em Avicultura: Ministério da Agricultura Age Rapidamente

Doença de Newcastle em Avicultura: Ministério da Agricultura Age Rapidamente

Foco da doença detectado em estabelecimento no Rio Grande do Sul resulta em medidas de contenção imediatas

27/07/2024 Fonte original

Foto: canva

O Ministério da Agricultura confirmou, por meio de nota emitida nesta quinta-feira (17), a identificação de um foco da doença de Newcastle em um estabelecimento comercial de avicultura de corte em Anta Gorda, Rio Grande do Sul.

Segundo o comunicado, o diagnóstico positivo foi recebido às 16h pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como laboratório de referência internacional para essa doença viral que afeta aves domésticas e silvestres, provocando sinais respiratórios seguidos de manifestações nervosas.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul conduziu a investigação inicial, enviando amostras para análise no LFDA. O Ministério informou que o estabelecimento avícola foi imediatamente interditado, com suspensão das movimentações das aves, desde o primeiro atendimento pela secretaria.

Em colaboração com o órgão estadual, o Ministério da Agricultura aplicará os procedimentos de erradicação do foco conforme o "Plano de Contingência de Influenza Aviária e doença de Newcastle". Isso inclui o abate sanitário, eliminação de todas as aves e desinfecção do local. Além disso, será realizada uma investigação complementar em um raio de 10 km ao redor da área afetada, seguida de medidas adicionais conforme a avaliação epidemiológica.

O Ministério assegurou que o consumo de produtos avícolas inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO) permanece seguro e sem contraindicações, garantindo a tranquilidade dos consumidores em relação à segurança alimentar.




Fonte: https://www.infomoney.com.br/economia/ministerio-da-agricultura-confirma-foco-de-doenca-de-newcastle-em-frango-no-rs/



Mais notícias: