A Dinamarca será o primeiro país a implementar um imposto sobre as emissões de dióxido de carbono do gado, começando em 2030. A agricultura, principal fonte de emissões do país, será alvo de um imposto inicial de 300 coroas dinamarquesas por tonelada de CO2, aumentando para 750 coroas até 2035. Com deduções fiscais, o custo real por tonelada começará em 120 coroas e subirá para 300 coroas até 2035.
O governo, após meses de negociação com diversos setores, pretende ajudar a Dinamarca a atingir a meta de reduzir suas emissões em 70% até 2030, comparado aos níveis de 1990. O ministro das Finanças, Jeppe Bruus, ressaltou que outros países poderão seguir o exemplo da Dinamarca.
O imposto, ainda sujeito à aprovação do Parlamento, também incluirá subsídios para ajudar os agricultores a ajustarem suas operações. Apesar de preocupações sobre a possível redução na produção e empregos, os agricultores acreditam que o acordo permitirá a continuidade de seus negócios.
A Nova Zelândia recentemente cancelou planos similares devido a críticas dos agricultores. Na Dinamarca, espera-se que cada agricultor pague cerca de €100 por vaca anualmente pelas emissões de gases de efeito estufa.
Fonte: https://www.infomoney.com.br/economia/e100-por-vaca-dinamarca-sera-1o-pais-do-mundo-a-cobrar-imposto-de-co2-sobre-o-gado/