Ibovespa rompe sequência de quedas com leve alta em dia de baixo volume

Ibovespa rompe sequência de quedas com leve alta em dia de baixo volume

Mercado Silencioso Devido a Feriados nos EUA e Reino Unido

27/05/2024 Fonte original

Foto: Anna Nekrashevich

Nesta segunda-feira, o Ibovespa finalmente encerrou uma sequência de seis quedas consecutivas, fechando com uma leve alta de 0,15%, aos 124.495,68 pontos. O ganho modesto de 190 pontos ocorreu em um dia atípico, com volume de negócios reduzido devido aos feriados nos Estados Unidos e Reino Unido, que deixaram os mercados internacionais em silêncio.

A ausência de referência externa e uma agenda econômica fraca contribuíram para um dia sem grandes movimentações no mercado brasileiro. "Não tivemos grandes emoções no Ibovespa, principalmente dada a ausência de fluxo estrangeiro e uma agenda bem fraca", comentou Christian Iarussi, especialista em mercado de capitais e sócio da The Hill Capital.

O dólar comercial também teve um dia de pouca variação, encerrando com alta de 0,08%, cotado a R$ 5,17. Já os juros futuros (DIs) apresentaram quedas em toda a curva.

Discurso de Campos Neto

O único evento relevante do dia foi a participação de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, em um almoço com empresários. Campos Neto comentou sobre a última decisão do Copom e os ruídos relacionados às contas públicas e à credibilidade do Banco Central, destacando que as expectativas de inflação tendem a se acomodar com o tempo.

Movimentações no Mercado de Ações

Entre as ações que se destacaram, a Petrobras (PETR4) teve uma alta de 1,09%, em um dia que poderia ter visto maior volatilidade devido à primeira fala pública da nova presidente da empresa, Magda Chambriard, agendada para após o fechamento do mercado. A Vale (VALE3) manteve-se próxima da estabilidade, fechando com uma alta de 0,34% apesar da queda nos preços do minério de ferro.

Magazine Luiza (MGLU3) recuou 0,38% após um início de negociações difícil depois do grupamento de ações. Enauta (ENAT3) subiu 1,33% devido a questões operacionais de seus poços, e Embraer (EMBR3) avançou 1,25% com analistas discutindo o potencial de compra das ações da fabricante de aeronaves.

Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4) fecharam em queda, 3,55% e 2,32% respectivamente, após um dia positivo na sexta-feira anterior. A queda foi atribuída à realização de lucros e ao anúncio do plano financeiro de 5 anos da Gol, além de uma avaliação pelo Cade sobre o acordo entre as companhias aéreas.

O Banco do Brasil (BBAS3) foi o destaque do dia, com uma alta de 1,22% e um volume de negócios significativamente superior aos demais ativos do Ibovespa, após anunciar a distribuição de JCP de mais de R$ 1,1 bilhão.

Expectativas para a Semana

A tranquilidade de hoje não deve se repetir nos próximos dias. A semana promete ser agitada, com votações importantes no Congresso e uma agenda econômica intensa. Serão divulgados dados como IPCA-15 e Caged amanhã, PNAD na quarta-feira, PIB trimestral dos EUA na quinta-feira e a inflação de consumo pessoal (PCE) na sexta-feira, considerado um dos dados mais importantes para o Federal Reserve.

Prepare-se para uma semana cheia de emoções no mercado financeiro.




Fonte: https://www.infomoney.com.br/mercados/ibovespa-hoje-bolsa-de-valores-ao-vivo-27052024/



Mais notícias: