O Conselho Monetário Nacional (CMN) deu um passo significativo para suavizar a Taxa Referencial (TR), tornando-a mais alinhada com a Taxa Básica Financeira (TBF). Com mudanças aprovadas, anunciadas pelo Banco Central, a TR será calculada com novos parâmetros e entrará em vigor em primeiro de julho deste ano.
Entre as três alterações aprovadas pelo CMN, estão o estabelecimento de novos intervalos de referência e valores para os parâmetros "a" e "b", o aumento no número de casas decimais desses parâmetros para oito, e a substituição da TBF anual pela TBF mensal, expressa como valor percentual ao mês, para seleção dos parâmetros "a" e "b".
Segundo o Banco Central, essas mudanças visam manter a diferença entre a TR calculada pela metodologia aprovada e a TR atual em valores mínimos, garantindo que a alteração não traga grandes impactos para os usuários da taxa.
Essa atualização na metodologia de cálculo da TR é crucial para o gerenciamento de riscos de entidades expostas à taxa, melhorando a viabilidade e a atratividade da contratação de proteção (hedge) para ativos ou passivos com cláusula de atualização pela TR.
Fonte: https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/tr-conselho-monetario-nacional-cmn-aperfeicoa-calculo-da-taxa-referencial/