Economia
Diante de sinais de novos aumentos nas taxas de juros dos EUA e preocupações renovadas com a crise, o dólar dos EUA lutou sem uma direção clara nos mercados estrangeiros depois de superar as máximas da manhã de segunda-feira. Na Europa, isso trouxe a taxa de câmbio EUR/USD abaixo do par.
O dólar foi vendido a 5,1614 reais às 14h38, queda de 0,11%.
Na sexta-feira, o dólar fechou em queda de 0,08%, a 5,1675 reais. Com isso, acumulou alta de 1,87% em uma semana. No acumulado do mês, caiu 0,13% no mês. No ano, desvalorizou-se 7,31% em relação ao real. (G1)
Tempo
A partir de segunda-feira (22), o frio que atingiu três regiões do Brasil começará a enfraquecer gradativamente. A chuva também vai parar na zona centro-sul do país, onde a humidade do ar voltará a ser mais baixa, com as preocupações a aproximarem-se do chamado "verão" de julho. No norte e nordeste, o dia também é seco.
A capital paulista não teve seu pior frio do ano na semana passada - alta de 12,9°C em 18 de maio, ante 14°C no sábado (20). Mas o calor está aumentando aos poucos - a máxima será de 21°C na segunda-feira, e na quinta-feira (25) chegará a 25°C. Rio de Janeiro, Florianópolis e Campo Grande também verificarão um aumento gradual de cerca de 1°C por dia. (G1)
Criptomoedas
Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) viram alguma volatilidade neste fim de semana, com o BTC pairando em torno de US$ 21.000, enquanto o Ether pairava em torno da marca de US$ 1.600 no domingo (21). Com os dados mais recentes do produto interno bruto (PIB) dos EUA esperados para serem divulgados e alguns economistas prevendo uma recessão técnica, o comportamento de risco será algo a ser observado.
A mineradora de Bitcoin Iris Energy deve divulgar seus resultados do segundo trimestre na quarta-feira (24). Depois de concluir a segunda fase de sua instalação no Canadá, a empresa dobrou sua taxa de hash para 2,3 exahashes por segundo (EH/s) no início de agosto.
A fabricante de chips de mineração de criptomoedas Nvidia também deve divulgar os resultados do segundo trimestre no mesmo dia, o que pode movimentar o mercado de criptos nesta semana. (Money Times)
Grãos
De acordo com relatório divulgado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços por meio da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), até agosto o Brasil havia exportado 4.708.634 toneladas de milho não moído (excluindo o milho doce). Com isso, o volume exportado acumulado nos primeiros 15 dias úteis do mês já é 8,59% superior ao volume total exportado de 4.335.763 toneladas para todo o mês de agosto de 2021.
Como resultado, os embarques médios diários foram de 313.908,9 toneladas, um aumento de 59,3% em relação às 197.080,1 toneladas em agosto de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado.
Só de janeiro a julho de 2022, as vendas externas acumuladas de milho aumentaram 85,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. (Notícias Agrícolas)