De acordo com o Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta sexta-feira, 19, houve um crescimento de 85,7% nas exportações de milho quando comparado o período de janeiro e julho deste ano com o mesmo período de 2021.
Entenda
Os países asiáticos têm enfrentado dificuldades significativas para lidar com os lares de pragas e a entrega consistente da Ucrânia de 10 milhões de toneladas de grãos. Isso gerou temores de que a China não consiga processar efetivamente o grão, o que levará a um aumento nos preços do milho no Brasil. Além disso, quase 5 milhões de toneladas de produção de milho foram reduzidas por preocupações com o mau tempo na Europa. Por causa disso, há uma chance significativa de que a demanda por milho do Brasil aumente. Isso também poderá leva ao aumento dos preços nos mercados internacional e doméstico.
Soja
As exportações brasileiras de soja caíram 8,5% quando comparadas as 66,2 milhões de toneladas exportadas no mesmo período de 2021. Essa queda deveu-se à redução da safra e à conjuntura internacional da época.