Economia
Nesta manhã, o Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes, anunciou que o corte no Orçamento deve passar dos 6,5 bilhões de reais, impactando especialmente o Ministério da Educação e da Saúde. O corte vem em um momento complicado da economia brasileira e mundial.
Ainda nesta segunda, Esteves Colnago, secretário especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, afirmou que o governo trabalha com a possibilidade de superávit nas contas públicas. O anúncio ocorre logo depois da confirmação dos cortes no orçamento federal, medida que o governo espera que ajude a atingir o superávit, alinhado com dividendos do BNDES e a entrada de privatizações.
Nos EUA, o temor econômico não é muito diferente. O crescimento econômico do país tem sido prejudicado por demandas internas e externas, impulsionado pela alta global da inflação, obrigando o Federal Reserve (FED) a traçar medidas para tentar atenuar a situação para os norte-americanos. (O Globo)
Tempo
Os últimos dias de julho na região Sul devem ser marcados pelo frio e geada, acompanhados de uma massa de ar polar intensa, que deve causar uma queda nas temperaturas ao longo dos próximos dias. Com a queda nas temperaturas, há possibilidade de neve nas serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
No Sudeste, a expectativa é que os últimos dias de julho sejam acompanhados de uma mudança no tempo na maior parte da região, com sol forte, tempo estável e calor. Apesar do tempo quente, ainda é esperado chuvas no Rio, em Minas Gerais e em São Paulo. (Climatempo)
Criptomoedas
No último boletim semanal, noticiamos a alta que o mercado de criptos vinha registrando e a expectativa de que o período de seguidas baixas no mercado, finalmente poderia ter chegado ao fim. No sábado e domingo, o Bitcoin, principal criptomoeda do mercado, perdeu força e ameaçou ficar abaixo dos 22 mil dólares.
Apesar da recente baixa, na última semana a cripto atingiu o seu maior valor em um período de um mês. Para os próximos dias, a expectativa é que o mercado consiga manter os investidores distantes do temor, especialmente, caso o Bitcoin consiga se manter acima dos US$ 22 mil. (E-investidor)
Grãos
Apesar dos recentes ataques russos na cidade de Odessa, o acordo para criar um corredor de escoamento dos grãos permanece válido, segundo fala do Ministro de Relações Exteriores da Rússia nesta manhã. O acordo foi mediado pela ONU e pela Turquia, em uma tentativa de retomar parte do escoamento que havia antes da invasão iniciada pela Rússia há alguns meses.
De acordo com estimativas do Ministério ucraniano responsável pelas exportações, apenas na temporada 22/23, houve uma queda de quase 40% nas exportações de grãos do país - até então, considerado o celeiro da Europa. A queda é estimada apenas nos primeiros 24 dias desse mês. (Moneytimes)