Giro semanal: tendências para os próximos dias!

Giro semanal: tendências para os próximos dias!

Aumento das taxas de juros na Europa, deflação no Brasil, tempo para os próximos dias, grãos da Ucrânia, recuperação das criptos e mais neste pequeno giro semanal.

18/07/2022

Foto: Ministério da Defesa da Turquia

Economia

Nos próximos dias, o Banco Central Europeu (BCE) deve anunciar um aumento nas taxas de juros vigentes na Europa, se confirmado, será o primeiro aumento em mais de uma década - reflexo da economia relativamente estável registrada até então. Segundo especialistas ouvidos pela CNN, a expectativa é que o aumento ocorra em uma tentativa de segurar a alta da inflação.

No Brasil, a segunda-feira iniciou com a perspectiva de uma deflação neste mês, acompanhado de uma previsão menor para a inflação ao longo deste ano. Ainda no mesmo caminho, após decreto presidencial, a gasolina já é negociada por um valor menor que o diesel em vários estados, indicando margem para mudanças. (CNN Brasil)

Mesmo o mercado aumentando a projeção de crescimento do país para 2022, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi divulgado hoje que o mês de maio fechou com 0,8% de retração. Em comparação, a economia havia crescido nos meses de fevereiro, março e abril. (Valor Investe)

Tempo

Na terça-feira, assim como registrado ao longo do dia de hoje, ainda se mantém o potencial de geada na campanha gaúcha e nas áreas ao sul do Rio Grande do Sul (RS). Além disso, amanhã também devem ser registrado chuvas em Santa Catarina (SC) e no Paraná (PR), impulsionando pela passagem de uma frente fria pela região.

Para quarta-feira, 20, espera-se que não haja mais geadas ao longo da região Sul do país, mas, a possibilidade de chuva se mantém. A partir de quarta-feira, espera-se que chuvas fiquem apenas no RS. 

Em compensação, o estado e, especialmente, a capital de São Paulo devem manter as temperaturas altas registradas ao longo dos últimos dias. Para essa semana, espera-se temperaturas de até 28 graus na capital paulista, com mínimas de 14 graus célsius. (Climatempo)

Mercado de criptomoedas

Na visão de alguns analistas, o período de "marés contrárias" do mercado de criptos pode ter chegado ao fim. Agora, as principais moedas digitais estão mostrando certa recuperação, ainda que longe dos recordes históricos registrado há alguns meses - mas, para alguns, é um alívio. 

Nesta segunda-feira, o Bitcoin registrou alta nos EUA mesmo frente ao mercado de ações registrando resultados negativos, movimento visto como uma resposta de recuperação frente ao tumulto. Apesar do aumento, há especialistas que definem o movimento como "uma alta dentro de uma tendência de baixa", o que indica que os investidores precisam de atenção na gestão de suas criptos. 

O atual movimento de alta do Bitcoin teve início no final de semana, enquanto o Etherum, outra criptomoeda famosa, já vem registrando alta acumulada acima de 30% ao longo da última semana. (Valor Globo)

Grãos
O destaque dessa semana no mercado de grãos deve ser o corredor de exportação negociado frente ao conflito que persiste na Ucrânia, sobretudo, com a possibilidade de retomada das exportações ucranianas via Mar Negro. Ainda nesta semana, de acordo com uma fonte do governo turno ouvida pela agência Reuters, os países envolvidos na negociação devem se reunir para tratar do assunto. 

Desde o início do conflito, há meses, o escoamento de grãos do país que é considerado o "celeiro da Europa" foi reduzido drasticamente. Portos foram atacados logo nos primeiros dias da guerra não declarada, impedindo que o fluxo de exportação continuasse, prejudicando a produção de derivados e os mercados mais dependentes. (Forbes)




Postado por:

Gustavo - image

Gustavo Ferreira Felisberto





Mais notícias: