De acordo com informações da agência Reuters, nesta quarta-feira (08) os preços do petróleo subiram mais de 2% para uma alta de 13 semanas, com a demanda dos Estados Unidos (EUA) por gasolina subindo em recorde, enquanto as expectativas de maior demanda chinesa por petróleo enfrentaram crescentes preocupações com a oferta em vários países, incluindo o Irã.
A questão do Irã
O Irã disse estar desmantelando duas câmeras de vigilância na instalação de enriquecimento de urânio da Agência Internacional de Energia Atômica, quando o Comitê de Supervisão Nuclear da ONU aprovou uma resolução criticando o país por não explicar adequadamente os vestígios da instalação de enriquecimento de urânio.
A medida aumentou as tensões com os Estados Unidos e outros países que negociam com o Irã sobre seu programa nuclear e pode permitir a imposição de sanções que podem manter o petróleo iraniano fora dos mercados globais por mais tempo.
Analistas disseram que o acordo nuclear com o Irã pode adicionar cerca de 1 milhão de barris por dia (bpd) de petróleo bruto à oferta global.
Fechamento e estoques nos EUA
Foi o maior fechamento para Brent (futuros) e WTI desde 8 de março e o maior acordo desde 2008.
Os estoques de petróleo comercial dos EUA subiram inesperadamente na semana passada, enquanto o petróleo na Reserva Estratégica de Petróleo (SPR) caiu em um valor recorde, já que os insumos das refinarias subiram para o nível mais alto desde janeiro de 2020, disse o relatório. Administração de Informação Energética.
Apesar dos altos preços do petróleo, os estoques de gasolina dos EUA caíram impressionantes 800.000 barris à medida que a demanda pelo combustível aumenta. Analistas consultados pela Reuters esperavam que os estoques de gasolina subissem 1,1 milhão de barris.