Segundo informações divulgadas nesta sexta-feira pela agência Reuters, a colheita da segunda safra de milho 2021/22 é a mais rápida da história, atingindo 3,30% da área plantada ante a média de 2,15% ao longo dos últimos cinco anos, para o mesmo período. No ano passado, apurado o mesmo período, a colheita era de apenas 0,27% da área de plantio.
Mato Grosso
O maior produto de milho do país, o Estado do Mato Grosso, puxa para cima os resultados parciais da colheita. Até o momento, já foi colheito cerca de 6% de toda a área plantada, segundo destaque da consultoria Pátria AgroNegócios, em nota para a agência Reuters.
De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), responsável pelas atualizações do agro no estado, até hoje havia sido colheito 5,98% da área destinada ao plantio do milho, representando um aumento de mais de 3 pontos percentuais em apenas uma semana. Ainda segundo o Imea, em comparação com a média histórica do período, a colheita do de quase 6% está bem acima do esperado.
O Brasil
O país é o terceiro maior produtor mundial de milho, sendo a maioria semeado na segunda safra. Para que o resultado divulgado hoje pudesse ser alcançado, houve uma série de fatores que colaboraram, como um calendário de plantio favorável e os trabalhos antecipados com relação a soja.