Criptomoedas: porque caíram e o que isso pode significar para o futuro?

Criptomoedas: porque caíram e o que isso pode significar para o futuro?

Criptomoeda Luna perdeu US$ 30 bilhões em valor de mercado ao longo dessa semana, fazendo milhares de investidores perder dinheiro com uma “moeda estável”. Três especialistas ingleses explicam porque o mercado de criptos está caindo tanto.

13/05/2022

Foto: Maxim Hopman

Por Gavin Brown, Richard Whittle e Stuart Mills - The Conversation via Reuters Connect

Se você tivesse investido £100 na criptomoeda Luna há um mês, você poderia ter sido tranquilamente confiante de que tinha feito uma aposta sensata. Mas o valor de Luna caiu drasticamente desde então – no momento da escrita, que £100 vale cerca de 4p.

Luna não foi a única vítima em uma semana em que as criptomoedas caíram 30%. Alguns se recuperaram até certo ponto, mas isso ainda representa uma perda agregada de sete dias de mais de US$ 500 milhões (£410 milhões), provocando questões existenciais sobre o futuro do mercado.

Essa queda foi possivelmente desencadeada por um "ataque" financeiro à stablecoin Terra (UST), que deveria coincidir com o dólar americano, mas atualmente está sendo negociada a apenas 18 centavos. Sua moeda parceira, Luna, entrou em colapso posteriormente.

Um ataque desse tipo é extremamente complexo, e envolve colocar várias negociações no mercado cripto na tentativa de desencadear certos efeitos – o que pode fornecer ao "atacante" ganhos significativos.

Neste caso, essas negociações fizeram com que a Terra caísse, o que, por sua vez, derrubou sua moeda parceira Luna também. Uma vez notado isso, causou pânico, o que por sua vez provocou saques no mercado, o que causou mais pânico. Algumas moedas estáveis (mas não todas) dependem em grande parte da percepção e da confiança – e uma vez que isso é abalado, grandes quedas podem entrar em vigor.

Crucialmente, as recentes grandes quedas nas criptomoedas colocaram em questão o quão estáveis as "moedas estáveis" realmente são. Afinal, eles são projetados para ter praticamente zero de volatilidade, mantendo um "peg" para algum outro ativo subjacente.

No entanto, os efeitos vistos nesta semana se espalharam por todo o espaço cripto, para criar perdas de um único dia semelhantes – ou indiscutivelmente piores que – uma "Black Wednesday" para cripto (Black Wednesday foi o dia em 1992, quando especuladores forçaram um colapso no valor da libra). Mesmo a principal moeda estável, Tether, perdeu seu preço, até 95 centavos de dólar, talvez demonstrando a necessidade de regulação. Pois se as moedas estáveis não são estáveis, então onde está o espaço seguro das criptomoedas?

A forma como os investidores respondem será a chave para o futuro das criptomoedas. Já vimos pânico e desespero, com alguns comparando esse acidente com uma corrida tradicional nos bancos. Mas com as corridas bancárias, os clientes tendem a se preocupar que seu banco será incapaz de dar-lhes seu dinheiro, em vez de se preocupar que seu dinheiro se tornou inútil.

Uma comparação mais precisa é com as quedas do mercado de ações, onde os investidores temem que as ações e ações que detêm possam em breve ser inúteis. E até agora, a reação a esta falha de criptomoeda sugere que uma grande parte dos detentores de criptomoedas vê seus investimentos de forma semelhante.

Não obstante a volatilidade histórica dos preços, há uma suposição básica frequentemente vista no comportamento dos investidores: que o preço do ativo aumentará, e continuará a fazê-lo. Nesse cenário, o investidor não quer perder. Eles veem o ativo subindo, consideram-no uma "coisa certa" e depois investem.

Frequentemente impulsionado por sucessos iniciais, o investidor pode então colocar mais. Combine isso com as mídias sociais e o medo de perder ganhos "inevitáveis", e os investimentos continuam.

Simplificando, muitos terão investido em criptomoedas porque acreditavam que isso as tornaria mais ricas. Esta crença foi, sem dúvida, abalada.

Mas outra motivação para investir em criptomoedas pode ser uma crença em sua natureza transformadora, a ideia de que as criptomoedas eventualmente substituirão as formas tradicionais de câmbio financeiro.

Para esses investidores, qualquer aumento no valor de uma criptomoeda é uma demonstração do crescente poder da criptomoeda sobre o dinheiro tradicional. Mas, da mesma forma, um declínio significativo no valor da criptomoeda não é simplesmente uma perda monetária – é uma perda ideológica.

Ao mesmo tempo, porém, essa postura ideológica cria um grupo de investidores muito menos propenso a vender diante de qualquer queda acentuada. E é esse grupo que ainda pode dar esperança ao setor.

Em quedas estabelecidas no mercado de ações falamos de um retorno ao "valor fundamental". O valor fundamental da criptomoeda é frequentemente assumido como zero. No entanto, talvez haja pelo menos algum valor fundamental que se baseia na crença. O tamanho do pool de investidores que possuem criptomoedas porque acreditam em seu futuro a longo prazo, e a promessa de um novo dinheiro, pode determinar esse valor fundamental da criptomoeda.

De fato, se considerarmos os investidores de criptomoedas como diferentes grupos com diferentes motivações, podemos entender melhor os comportamentos que estamos vendo. Os investidores talvez possam ter consolo de que podemos ter visto o pior desta queda e que tempos melhores podem estar à frente. Mas como qualquer consultor financeiro lhe dirá, em criptomoedas como em qualquer outro mercado, nada é garantido. 




Postado por:

Gustavo - image

Gustavo Ferreira Felisberto





Mais notícias: