Na tarde desta sexta-feira, 06, a mineradora Vale, empresa brasileira, informou que assinou um acordo de longo prazo para o fornecimento de níquel para a empresa norte-americana Tesla, comandada pelo bilionário Elon Musk, que recentemente também anunciou a compra do Twitter. Detalhes financeiros do acordo não foram relevados pelas duas gigantes.
O níquel que será fornecido
Mesmo sendo uma empresa com origem brasileira, a mineradora Vale está presente em mais de 20 países, e será da planta de extrações do Canadá que o minério será fornecido para a Tesla. Em nota, a Vale informou que o níquel a ser fornecido é do tipo classe 1 e de baixo carbono, voltado especialmente para a produção de carros elétricos.
Em relatórios recentes, a empresa divulgou ter vendido 20 mil toneladas de níquel classe 1 ao longo do primeiro trimestre desse ano, agora, o novo objetivo é que entre 30 e 40% das vendas sejam para o setor de veículos elétricos, ante pouco menos de 10% vendido no período. Com o crescimento da indústria de elétricos e a pressão pela redução do uso de veículos movidos a combustão, a demanda por níquel e outros minérios usados na produção dos elétricos tem crescido nos últimos meses.
Produção no Canadá
Segundo a Vale, a produção do níquel de classe 1 está concentrada na planta de produção de Long Harbour, localizada na província de Newfoundland and Labrador, a província mais ao leste do Canadá. Em comentário, Andrew Furey — o primeiro-ministro da região — parabenizou a Vale pelo acordo firmado, dizendo que o “níquel daqui de Newfoundland and Labrador. Nossa província é certamente rica em recursos que o mundo de hoje precisa”, em tradução livre.