Os fabricantes de fertilizantes devem registrar seus maiores lucros trimestrais em anos, à medida que a crise na Ucrânia restringe o fornecimento de nutrientes essenciais para as plantações, informara analistas do setor agrícola — em referência, especialmente, ao lucro das lideranças do mercado de fertilizantes ao redor do mundo.
A alta dos fertilizantes em meio ao conflito entre russo-ucraniano
Os principais fabricantes de fertilizantes do mundo, Nutrien Ltd (NTR.TO), Mosaic Co (MOS.N) e cf Industries (CF.N) se beneficiarão de sanções à Rússia e à Bielorrússia não vistas desde a crise alimentar de 2008, segundo apurado pela agência Reuters.
Os preços do potássio já haviam subido no ano passado devido à escassez de oferta devido à repressão do presidente Lukashenko à oposição política após sanções internacionais ao produtor estatal bielorrusso Bielorrússia. No entanto, os eventos na Ucrânia levaram os preços a novos máximos, já que a Rússia é um grande fornecedor de potássio e outros nutrientes agrícolas, como nitrogênio, fosfato, ureia e amônia.
A Nutrien, maior fabricante de fertilizantes do mundo, disse em março que aumentaria a produção anual de potássio em 1 milhão de toneladas, para quase 15 milhões de toneladas, devido à incerteza da oferta no leste europeu. Jackson, analista sênior da BMO Capital Markets Equity Research, alertou que a Nutrien pode enfrentar desafios para encontrar mão de obra para aumentar sua capacidade.
Alta dos fertilizantes vs alta do gás natural
O analista de ações da Morningstar, Seth Goldstein, disse que os altos preços dos fertilizantes podem eventualmente ser parcialmente compensados pelos preços mais altos do gás natural, especialmente para fabricantes de fertilizantes nitrogenados, como a CF Industries.
Os analistas também estarão atentos aos comentários de que a demanda foi atingida por preços mais altos. Os agricultores responderam economizando no uso de fertilizantes, armazenando por alguns anos ou mudando para fertilizantes.
"Para empresas como Mosaic e Nutrien que são verticalmente integradas e mineram seu próprio potássio, eles devem sentir a inflação de custo menos do que talvez uma CF que ainda precisa comprar gás natural dos EUA para fazer nitrogênio", completa Joel Jackson em entrevista a rede de notícias Reuters.
Fonte: https://www.reuters.com/business/fertilizer-sector-set-biggest-profits-years-russia-ukraine-conflict-2022-05-02/