Argentina supera venda de milho da temporada anterior, mesmo com limite de exportação

Argentina supera venda de milho da temporada anterior, mesmo com limite de exportação

Apesar de contar com uma limitação na quantidade de milho que pode ser exportado, por ordem presidencial, a Argentina divulgou nesta hoje que a venda de milhos já superou a temporada anterior. O país é o segundo maior exportador mundial do cereal, Brasil lidera a exportação do cereal.

29/03/2022

Foto: William Navarro/Unsplash

Governo do país decidiu limitar exportação de milho

Desde o ano passado, há um limite de 41,6 milhões de toneladas para exportação de milho na temporada atual. O governo do Presidente Alberto Fernández, por meio do Ministério da Agricultura do país, impôs o limite para tentar conter uma alta dos preços do milho no mercado nacional, em razão da destinação de parte considerável da produção para o exterior.

Segundo informações da agência Reuters, “o governo do peronista Alberto Fernandez tem procurado restringir as exportações de milho, mas suas propostas atraíram críticas acentuadas de agricultores e exportadores que disseram que tais restrições pesam sobre o investimento e a produtividade”.

Países europeus passam a permitir a entrada de milho argentino

Espanha e Portugal, de forma inédita na União Europeia (UE), divulgaram que a partir de agora está liberada a entrada de milho argentino em ambos os países. Antes, os dois Estados mantinham barreiras fitossanitárias sobre o cereal argentino, o que, na prática, impedia que os grãos pudessem ser importados para os países em questão.

Segundo apurado pela agência Telam, portal de notícias argentino, um membro do Ministério da Agricultura da Argentina disse que “a verdade é que não queremos falar sobre oportunidades no meio de uma guerra, o que é certo é que essa situação que o mundo está experimentando muda um paradigma, sobre os limites de detecção e organismos geneticamente modificados (OGM) que pareciam absolutamente consolidados".

A referência ao conflito entre Rússia e Ucrânia ocorre em meio a liberação por parte da UE sobre as barreiras fitossanitárias, que passou a permitir que cada um de seus países membros revisassem essas questões, a fim de permitir a entrada de grãos e garantir o abastecimento dos países da região.

Temporada de milho 2021/22 na Argentina

Até o dia 23 de março, data que abrange o relatório divulgado hoje, haviam sido vendidos 19,5 milhões de toneladas do cereal, a respeito da temporada 2021/22. Apenas na última semana, o ministério responsável pela apuração das informações divulgou que foram registradas as transações de mais de 700 mil toneladas de milho.

A produção estimada para a temporada atual passa dos 40 milhões de toneladas.




Postado por:

Gustavo - image

Gustavo Ferreira Felisberto





Mais notícias: