Soja nesta terça-feira no Brasil e no mundo

Soja nesta terça-feira no Brasil e no mundo

Conflito na Ucrânia tem encarecido derivados de soja ao redor do mundo. No Brasil, estado do Paraná divulgou hoje dados da colheita da safra 2021/22.

22/03/2022

Foto: Meredith Petrick/Unsplash

Nesta terça-feira, 22, o paraná divulgou os dados da colheita de soja da safra 2021/22, enquanto países da Europa precisam lidar com o gargalo no fluxo de produção do óleo de soja, produzido a partir do grão.

Colheita de soja no Paraná

O estado do Paraná, um dos maiores produtores nacionais de soja, informou hoje que a colheita do grão já alcançou 75% nas áreas produtoras do estado, conforme levantamento organizado pelo Departamento de Economia Rural (Deral) e divulgado pela agência Reuters.

Com relação à semana passada, o avanço passa dos cinco pontos percentuais. Apesar de sofrer com os efeitos do La Niña, que tende a limitar a produção em alguns locais em razão do clima, o número divulgado hoje vai de encontro com o resultado obtido no mesmo período da colheita anterior.

Óleo de soja no Egito

Segundo informações da agência Reuters, o comprador estatal de grãos do Egito, país mediterrâneo, informou que realizou uma grande compra de óleo de soja para desembarque em maio. De acordo com a Autoridade Geral de Fornecimento de Commodities do Egito, a alta nos valores pagos se deve ao aumento internacional do óleo em decorrência do conflito na Ucrânia.

Com o aumento, a compra foi encarecida em cerca de 14% com relação aos meses anteriores, sendo que se trata de uma compra para manutenção do estoque estratégico do país. Foram compradas 80.000 toneladas do óleo, optado em detrimento do óleo de girassol.

Na Alemanha, conforme divulgado pela Deutsche Welle (DW), já ocorre a falta de outro tipo de óleo nas prateleiras, o de girassol. Segundo apurado pela rede estatal, a falta se deve ao fluxo interrompido ou reduzido das regiões de conflito.




Postado por:

Gustavo - image

Gustavo Ferreira Felisberto





Mais notícias: