Commodities puxaram Ibovespa para cima nesta sexta-feira

Commodities puxaram Ibovespa para cima nesta sexta-feira

Em dia importante no cenário internacional, Ibovespa foi impulsionada por ações de mineradora e petroleira. Pontuação registrou recorde para o ano, enquanto dólar fechou em baixa.

18/03/2022

Foto: William William/ Unsplash

Apesar do conflito no Leste Europeu e incertezas com relação à economia, o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) foi impulsionado pelas commodities, com diversas ações alcançando resultados positivos ao longo desta sexta-feira, conforme informações da agência de notícia Reuters.

Empresas ligadas à extração de recursos minerais, como a Vale e a Petrobras, registram altas que impactaram no resultado do dia. Em meio as incertezas com relação ao exterior, as empresas petrolíferas e mineradoras tem alcançado números positivos, uma vez que a Rússia, importante produtora de fertilizantes e gás, sofre com sanções dos Estados Unidos e de países europeus em reação à invasão da Ucrânia.

O mundo nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, dia 18, foi dado mais um passo frente ao avanço de tropas russas. O presidente dos EUA, Joe Biden, se reuniu com o presidente da China, Xi Jinping, alertando sobre possíveis reações caso o Estado chinês apoie a Rússia. Na quarta-feira, a Corte Internacional de Justiça condenou a “ação militar especial” organizada por Putin e ordenou que a Rússia pare com a invasão.

Com o encontro, mercados sentiram os efeitos da reunião. Dado que a China é um importante importador de diversos materiais, incluindo as commodities produzidas no Brasil, como soja e, especialmente, a carne brasileira.

Ibovespa em pontuação recorde para 2022

Hoje, a Ibovespa fechou o dia com sua melhor pontuação ao longo deste ano, alcançando 115.311 pontos. Com a alta, o índice subiu quase 2% durante o dia, representando a terceira alta consecutiva, segundo análise do InfoMoney.

Além disso, puxado pelo cenário internacional, o dólar fechou o dia em queda. A negociação da moeda terminou em R$ 5,02, influenciado também pela alta da Selic e do juros nos EUA.




Postado por:

Gustavo - image

Gustavo Ferreira Felisberto





Mais notícias: