O que é inflação? Entenda porque esse termo é tão usado em 2022

O que é inflação? Entenda porque esse termo é tão usado em 2022

Muitos de vocês devem estar habituados — mesmo que contra vontade — ao termo inflação, uma vez que o país já passou por alguns períodos econômicos em que o grande “vilão” era a chamada alta da inflação. Aos que não estão tão habituados, vamos explicar o que é a inflação e porque essa palavra é usada de forma tão frequente no Brasil.

17/03/2022

Foto: Maria Lupan/Unsplash

Neste ano, o presidente Jair Bolsonaro (PL), disse que “[...] Com a política do fique em casa a cadeia produtiva sofreu solavancos e a inflação é uma questão natural”, mas o que isso quer dizer? Para entender o que significa essa palavra e como ela influencia sua vida todos os dias, precisamos buscar na economia as bases desse entendimento.

O que exatamente é a inflação?

Calma, a inflação não é nenhum bicho de sete cabeças. Em poucas palavras, para o economista estadunidense Gregory Mankiw, a inflação nada mais é do que “um aumento do nível geral de preços da economia”.

A inflação, então, é a alta generalizada de preço nos produtos que você consome no dia a dia. Desde o pão da padaria até aquele carro do ano que você viu a propaganda, todos os bens de consumo são influenciados pela inflação.

Como essa alta acontece na prática?

Na prática, se estivéssemos vivendo um período de alta da inflação como a vivenciada na Alemanha há um século, você poderia comprar um pacote de bolacha no início da pandemia de covid-19 por R$3,50 e, alguns meses depois, o mesmo pacote estaria custando R$816 mil reais.

Sim, o mesmo pacote de bolacha teria um aumento de mais de 10 milhões por cento em menos de dois anos. Apesar de para muitos parecer inimaginável, isso realmente aconteceu. Em alguns países, houve altas de inflação extremamente fortes como essa vivida pela Alemanha na década de 20 — também chamado de hiperinflação — e aumentos menos acentuados, como o que atinge o Brasil neste momento.

Até mesmo “inimigo na nação” a inflação já foi, nas palavras do então presidente republicano Gerald Ford, que esteve à frente dos Estados Unidos na década de 70. Vilão. Inimigo. Questão natural. Muitas são as palavras e frases usadas para tratar do termo econômico.

O que causa a inflação?

No geral, em uma alta da inflação persistente ou elevada, o grande causador deste “problema” é o aumento na quantidade de moeda circulando no país. Ao emitir muito mais moeda, por meio de um banco central do país, o governo estará diminuindo o valor dessa moeda, conforme comentado por Mankiw, em seu livro Princípios de Microeconomia (2021).

Há um século, na Alemanha que ainda sentia os efeitos da Primeira Guerra Mundial, os preços estavam triplicando a cada três meses, enquanto a quantidade de moeda que circulava no país triplicava todos os meses, comenta Mankiw ao exemplificar esse processo. No curto prazo, a inflação e o desemprego estão relacionados, como visto após a crise financeira de 2008 — ainda no então governo do presidente norte-americano Barack Obama.

Por que ouvimos tanto falar de inflação?

Agora talvez você já saiba a resposta dessa pergunta. Pode parecer simples, afinal, muitas coisas que são um problema viram assunto dos jornais, da mídia especializada e logo estão na “boca do povo”.

Especialmente no Brasil, ouve-se tanto falar de inflação porque é uma preocupação dos mais variados governos, sejam eles de esquerda ou direita, figuras de grande apoio da sociedade ou mesmo de líderes mais impopulares. A inflação é um termo comum, está na pauta do governo federal, dos governos estaduais e até mesmo é motivo de explicação pelas prefeituras - entre a década de 80 e 90, o país viveu um período de hiperinflação.

Afinal, como vimos acima, a inflação está relacionada diretamente com o quanto você paga pelos produtos, serviços e bens em geral. Até mesmo com o desemprego o termo tem relação e, em um país com mais de 12 milhões de desempregados, não é de se espantar que desde o neto até o avô compartilhem de um assunto em comum.


Quer entender como a inflação tem atingido diretamente o nosso país nas últimas décadas? Então confira a próxima matéria da série “Inflação: do neto ao avô”, que traça um histórico da inflação no Brasil ao longo dos vários períodos e governos.




Postado por:

Gustavo - image

Gustavo Ferreira Felisberto





Mais notícias: