[Urgente] Rússia inicia invasão na Ucrânia - celeiro da Europa

[Urgente] Rússia inicia invasão na Ucrânia - celeiro da Europa

A Rússia de Putin está em movimento sobre o território ucraniano, confira o impacto da “operação militar especial” sobre o mercado de commodities com a análise de Guto Gioielli.

24/02/2022

Foto: AP Photo

Nesta quinta-feira, 24, o mundo amanheceu com a notícia que vinha sendo esperada - ainda que contra a vontade dos aliados ucranianos - há semanas. O Kremlin, sob o comando de Putin, está invadindo o celeiro do Leste Europeu, a Ucrânia. Sob o pretexto de uma “operação militar especial”, a Rússia move tropas e lança mísseis no território ucraniano.


A importância da Ucrânia para a Europa e o mundo

Para entender o impacto da situação atual, temos de conhecer o “celeiro da Europa”. O título não surgiu à toa, uma vez que o país tem o solo rico e tem as condições ideias para produção de grãos, com um clima temperado e inverno de temperaturas mistas. Em 2018, o Estado que já foi uma das repúblicas soviéticas, foi o 5° maior produtor de milho do mundo, 8° maior produtor de trigo e 9° maior produtor mundial de soja. Dois anos depois, em 2020, a Ucrânia havia se tornado o quarto maior exportador de milho do mundo, segundo informações da Reuters.

No cenário europeu, além da importância pela produção dos recursos agrícolas, o território ucraniano abriga parte dos 1200 mil quilômetros do projeto de gasodutos russo, o Nord Stream 2. O projeto envolveu 10 bilhões de euros e é apenas um dos gasodutos que passam sobre a região, ligando a Rússia até a Alemanha. O continente europeu é dependente do gás russo para fornecimento de energia, que segundo a BBC, vem em tendência crescente nos últimos meses.


A invasão e os mercados desta quinta-feira

Segundo análise do especialista em mercado futuro de commodities, Guto Gioielli, é “importante ter uma ideia de que o que estamos vendo hoje são apenas os impactos iniciais do conflito”. Com anos de experiência com o mercado de commodities, além da atuação como produtor rural, o analista Gioielli ressalta que “tudo dependerá da extensão do conflito e dos países que vão se envolver”, juntando-se com as complicações logísticas que começaram a atingir os canais de transporte desde início da pandemia de covid-19.

Com o desenrolar da invasão, "à Ucrânia deixa de colocar pelo menos 5 milhões de toneladas de milho no mercado, a Rússia enquanto maior exportador de trigo do mundo também, provavelmente direciona esse trigo para a China, [...] em que teremos uma situação nebulosa”, afirma Gioielli. 

Os mercados nesta quinta-feira abriram sentindo os efeitos do conflito coordenado por Putin, com os “preços sendo elevados e o dólar na mínima após semanas”, o Bitcoin está em queda, enquanto o petróleo, milho, soja e trigo começaram o dia subindo. O movimento do mercado depende de “como o conflito vai se desenvolver”, completa o especialista, indicando que o desdobramento da situação deve ficar mais claro ao longo do dia.



#Guerra #Ucrania #Russia




Postado por:

Gustavo - image

Gustavo Ferreira Felisberto





Mais notícias: