Giro semanal: penúltima semana do ano começa agitada

Giro semanal: penúltima semana do ano começa agitada

Redução na economia, criptomoedas ligadas à crise da ITA Linhas Aéreas, tempo no RS, La Niña causando redução na colheita e mais neste pequeno giro semanal!

20/12/2021

Foto: Joshua Rawson-Harris/Unsplash

Economia

Em pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 20, a projeção de crescimento econômico do país teve sua 10° redução no ano. O estudo produzido pela Focus e divulgado pelo Banco Central (BC), contou com a participação de cerca de cem economistas e, representa, um ajuste dos números considerando a alta da inflação.

Com a redução da projeção no cenário econômico, a pesquisa revelou que a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2021 é de 4,58%, ante a expectativa da semana passada, que era de 4,65%.

A expansão esperada para 2022 é mínima, projetada em apenas 0,50%, conforme os especialistas consultados pelo BC. Também para 2022, espera-se que a taxa básica de juros, Selic, feche o próximo ano em 11,50%. (UOL Economia)

Mercado de criptos

No Brasil, nem mesmo as criptomoedas saíram ilesas da crise da companhia ITA Linha Aéreas, que suspendeu suas atividades na última sexta-feira, 17, deixando milhares de passageiros espalhados por aeroportos ao redor do país. O dono do Grupo Itapemirim, Sidnei Piva de Jesus, está imerso em uma polêmica acusação que atinge o Grupo e as empresas Future Design Solutions Ltda (FDS) e a Extrading Exchange & Trading Platform.

Investidores acusam os envolvidos de aplicarem um golpe com a venda de criptomoedas, especificamente, envolvendo 400 mil reais investidos em uma cripto chamada Cryptour

Em nota, Sidnei nega que a moeda virtual Criptour seja de propriedade do Grupo Itapemirim, ainda assim, nos documentos de divulgação da cripto era informado que “o projeto CrypTour nasceu como uma iniciativa interna de inovação em tecnologia na Itapemirim Airlines.”. (Congresso em Foco)

Tempo

Nesta segunda-feira, 20, o tempo começa firme e com temperaturas ficando acima dos 30° C no Rio Grande do Sul. O tempo firme e sol forte devem predominar na maior parte do estado, com exceção do centro-oeste gaúcho e norte do RS — o ar seco segue impedindo a formação de nuvens, contribuindo para a manutenção do calor.

 Amanhã, terça-feira (21), a instabilidade poderá atingir todo o estado, com possibilidade de chuva intensa em algumas regiões, enquanto o restante do estado pode enfrentar chuvas durante o período da tarde. (Gaúcha ZH)

Soja

Devido ao excesso de chuvas em algumas áreas, levando ao adiamento dos trabalhos preliminares no campo, espera-se que a safra recorde de soja no Brasil tenha sua colheita adiada para janeiro.

As chuvas fortes e o tempo nublado no estado de Mato Grosso, maior produtor de soja do país, atrasaram os trabalhos. “Algumas pessoas vão colher depois do Natal, mas sabemos que outras vão esperar até o ano que vem”, disse Leandro Bianchini, diretor comercial da Coacen, maior cooperativa do estado de Mato Grosso.

Com o atraso dos trabalhos, o risco é de que os compradores podem acabar recorrendo aos Estados Unidos para suprir a demanda imediata, em um cenário que o Brasil vem liderando. (Money Times)




Postado por:

Gustavo - image

Gustavo Ferreira Felisberto





Mais notícias: