Índia supera Brasil junto ao mercado árabe

Índia supera Brasil junto ao mercado árabe

Em esforço por mais fornecedores, liderança do Brasil frente ao grupo é substituída. Argentina se envolve mais.

08/12/2021 Fonte original

Foto: Rajendra Jadhav/Reuters

Segundo dados compilados recentemente pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, a Índia ultrapassou o Brasil em alimentos vendidos para a Liga Árabe, substituindo a liderança histórica do país no grupo.

O levantamento mostra que, em 2020, o Brasil respondeu por 8,15% do total das importações agrícolas dos 22 estados membros da agência diplomática. No mesmo ano, a participação da Índia era de 8,25%, superando a liderança do Brasil no ranking desde que a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira iniciou sua série histórica em 2006.

Esses dados são do ano passado porque são compilados com base nas informações fornecidas em outubro deste ano. Na avaliação da entidade, embora ainda seja competitivo em termos de "entrada", o Brasil acabou perdendo para a Índia por problemas logísticos.

Em 2020, ano-base da pesquisa, a receita do Brasil com as exportações agrícolas aos árabes aumentou 1,4% (US $ 8,17 bilhões), e o número cresceu 15,9%. Além disso, de janeiro a outubro deste ano, algumas vendas chegaram aos Estados Unidos ao total de 6,78 bilhões, um aumento de 5,5%, anunciando a possibilidade de novo crescimento em 2021.

2020 foi um ano difícil para a região, caracterizado pela perspectiva de escassez, a interrupção da cadeia externa da qual dependem e os esforços da China para fortalecer seu estoque. A resposta da aliança é um grande esforço para expandir a lista de fornecedores, o que fez com que Índia, Turquia, Estados Unidos, França e até Argentina se envolvessem mais com bolos árabes.




Fonte: https://www.agrolink.com.br/noticias/brasil-perde-lideranca-no-mercado-arabe_459516.html



Mais notícias: