Segundo informe divulgado pela Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA), apenas 30% do total de 7,1 milhões de hectares da safra de milho argentina 21/22 já foram semeados, representando um avanço abaixo de um ponto percentual em comparação com a semana anterior.
Apesar do resultado, os especialistas da Bolsa tem boas expectativas, informando que "o plantio se concentra nos bairros localizados no sul da província de Buenos Aires”, de modo que as regiões Norte e Sul precisam de novas chuvas para continuarem a liderar os números da semeadura. Por outro lado, Córdoba e San Luis ainda estão incorporando o plantio tardio.
De acordo com os analistas da BCBA, “a alternância de temperaturas observada nas últimas semanas, gerou danos específicos em alguns lotes do cereal de verão. Particularmente no sul da área agrícola nacional, as geadas afetaram as praças localizadas nos setores mais alongados do terreno. Apesar dos sinais de danos registrados nas folhas do cereal, a recuperação dos lotes afetados já foi iniciada”.
O relatório indica que 81% das lavouras encontram-se com avaliações excelentes ou boas, enquanto 18% registram médias e apenas 1% regulares ou ruins. A respeito da condição hídrica, 84% das lavouras são indicadas como ótimas ou adequadas, com apenas 16% em situação regular ou de seca.
Fonte: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/milho/303403-plantio-do-milho-avanca-pouco-na-argentina-e-qualidade-das-lavouras-cai-com-alternancia-de-temperaturas-e-geadas-diz-bolsa-de-buenos-aires.html#.YaDgSsfMLIU