Calculadora Virtual auxilia produtores de leite do RS a estimar recebimentos

Calculadora Virtual auxilia produtores de leite do RS a estimar recebimentos

Nova ferramenta oferece suporte no planejamento de remunerações em um estado com uma das menores médias de preço pelo litro de leite no Brasil.

22/10/2024 Fonte original

Foto: canva

Os produtores de leite do Rio Grande do Sul agora têm à disposição uma calculadora virtual que auxilia na estimativa do preço que será recebido pelo produto, ajudando na organização financeira e no planejamento da produção. A iniciativa é uma resposta à situação crítica da remuneração do leite no estado, que, em setembro, apresentou o valor mais baixo do país, com uma média de R$ 2,53 por litro, comparada à média nacional de R$ 2,76, de acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).

O produtor Gediel Griebeler, de Monte Negro, no Vale do Caí, relata os desafios enfrentados na atividade leiteira. Sua propriedade, que iniciou com uma única vaca, hoje conta com 65 vacas em lactação, produzindo cerca de 1.300 litros de leite por dia. Apesar da qualidade genética do rebanho, ele ainda enfrenta dificuldades com o baixo valor pago pelo litro de leite, que, mesmo com um recente aumento de 12 centavos, permanece defasado em relação ao custo de produção. "O preço está muito aquém dos insumos, que subiram muito nos últimos tempos", desabafa.

A calculadora, desenvolvida em parceria entre produtores, indústrias e a Universidade de Passo Fundo, foi validada pelo Conseleite (Conselho Paritário Produtor/Indústria de Leite). A ferramenta possibilita que o pecuarista insira dados específicos da sua produção no site do Conseleite e obtenha uma estimativa do valor a ser recebido, proporcionando mais clareza na gestão dos investimentos.

Allan Tormen, presidente do Conseleite, explica que a ferramenta considera diferentes variáveis, como o teor de gordura e o volume de produção, oferecendo um valor de referência médio que reflete a realidade do mercado local. Além disso, a calculadora garante a segurança das informações, sem salvar ou expor os dados inseridos pelos usuários.

Com esse recurso, os produtores podem planejar melhor suas finanças, comparando os valores de referência e ajustando suas operações, especialmente em uma cultura com ciclos anuais, como a produção de silagem.




Fonte: https://www.canalrural.com.br/pecuaria/leite/calculadora-virtual-ajuda-produtores-de-leite-a-estimar-valores-a-serem-recebidos/



Mais notícias: