Desaceleração Histórica da Inflação nos EUA: Fenômeno Único em 40 Anos, mesmo com Leve Aumento no Desemprego

Desaceleração Histórica da Inflação nos EUA: Fenômeno Único em 40 Anos, mesmo com Leve Aumento no Desemprego

Presidente do Fed de Chicago destaca recuperação após restrições da Covid-19, aumento de produtividade e expectativas ancoradas, prevendo possível superação de marca histórica em 2023, enquanto mantém a taxa de desemprego abaixo de 4%.

21/11/2023 Fonte original

Foto: Karolina Grabowska

O presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, revelou que a inflação nos Estados Unidos está desacelerando em um ritmo que pode ser o mais rápido em pelo menos 40 anos, se não mais, com apenas um aumento limitado na taxa de desemprego. Durante um evento do Clube Econômico de Detroit, Goolsbee explicou que esse fenômeno extraordinário nunca ocorreu nos EUA fora de um contexto de guerra e está sendo impulsionado por uma recuperação na oferta após anos de restrições relacionadas à Covid-19, aumento na produtividade e expectativas de inflação bem ancoradas. Goolsbee comparou a atual situação com a maior queda anual não relacionada a uma guerra no índice de preços ao consumidor norte-americano no século passado, que foi uma baixa de mais de 4% de 1981 a 1982. Ele afirmou que em 2023 "podemos igualar ou até superar" esse feito, e tudo isso com uma taxa de desemprego que nunca ultrapassa os 4%. O desemprego nos EUA subiu de 3,8% para 3,9% em outubro em relação ao mês anterior, conforme mostrou um relatório do Departamento do Trabalho dos EUA divulgado nesta terça-feira. O índice de preços ao consumidor também subiu 3,2% em outubro em relação ao ano anterior, uma queda de mais de 3 pontos percentuais em relação a janeiro. Embora alguns analistas expressem preocupações de que o crescimento econômico de quase 5% no terceiro trimestre e os contínuos ganhos de emprego possam abrir caminho para o retorno da inflação, Goolsbee destaca que os recentes desenvolvimentos positivos na oferta indicam que "é possível ter números de grande sucesso sem aumentar as pressões inflacionárias".




Fonte: https://br.investing.com/news/economy/autoridade-do-fed-ve-rapida-queda-da-inflacao-sem-salto-do-desemprego-1179389 https://www.cnnbrasil.com.br/economia/brasil-registra-taxa-de-desemprego-de-77-no-trimestre-ate-setembro-aponta-ibge/



Mais notícias: