Nesta manhã, a consultoria Safras & Mercado divulgou um novo levantamento da colheita de milho, indicando que os trabalhos estão mais lentos se comparado ao mesmo período do ano passado, considerando dados até a última sexta-feira, 14, com o levantamento publicado pelo Globo Rural.
Colheita até o momento
De acordo com a consultoria, até o momento, a safra de verão 2021/22 está com 77,6% da área plantada já colhida. Apesar de significativo, a colheita está pouco mais de um porcentual abaixo do registrado na safra anterior, mas mantendo-se acima da média consolidada ao longo dos últimos cinco anos.
No Rio Grande do Sul, segundo informações divulgadas pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), a colheita está em cerca de 80%, considerando os atrasos em razão das chuvas que atingem a região. Em nota, a Emater informou que a colheita havia sido "praticamente suspensa [...] Dois fatores interferiram: a recorrência de precipitações e a concentração dos esforços na colheita mais premente de soja e arroz para não ampliar perdas nessas culturas."
Ainda assim, a colheita no estado está acima da média histórica registrada nos últimos anos, que está em 69%. Para efeitos de comparação, no mesmo período do ano passado, a colheita no estado estava em em 75%, fazendo com que este ano já tenha-se um avanço mais rápido dos trabalhos, mesmo com as chuvas, segundo dados da Emater.