Safra de verão do milho tem atraso na colheita

Safra de verão do milho tem atraso na colheita

Trabalhos de colheita estão mais lentos que em 2021, ao todo, colheita se aproxima dos 80%. RS sofre com os efeitos da chuva nas regiões de plantio, mas registra colheita acima da média histórica.

18/04/2022

Foto: Jesse Gardner/Unsplash

Nesta manhã, a consultoria Safras & Mercado divulgou um novo levantamento da colheita de milho, indicando que os trabalhos estão mais lentos se comparado ao mesmo período do ano passado, considerando dados até a última sexta-feira, 14, com o levantamento publicado pelo Globo Rural.

Colheita até o momento

De acordo com a consultoria, até o momento, a safra de verão 2021/22 está com 77,6% da área plantada já colhida. Apesar de significativo, a colheita está pouco mais de um porcentual abaixo do registrado na safra anterior, mas mantendo-se acima da média consolidada ao longo dos últimos cinco anos.

No Rio Grande do Sul, segundo informações divulgadas pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), a colheita está em cerca de 80%, considerando os atrasos em razão das chuvas que atingem a região. Em nota, a Emater informou que a colheita havia sido "praticamente suspensa [...] Dois fatores interferiram: a recorrência de precipitações e a concentração dos esforços na colheita mais premente de soja e arroz para não ampliar perdas nessas culturas."

Ainda assim, a colheita no estado está acima da média histórica registrada nos últimos anos, que está em 69%. Para efeitos de comparação, no mesmo período do ano passado, a colheita no estado estava em em 75%, fazendo com que este ano já tenha-se um avanço mais rápido dos trabalhos, mesmo com as chuvas, segundo dados da Emater. 




Postado por:

Gustavo - image

Gustavo Ferreira Felisberto





Mais notícias: