Brasil deve registrar recorde na safra de soja 2021/22

Brasil deve registrar recorde na safra de soja 2021/22

Fenômeno La Niña ainda não afeta estimativa total de produção. Aumento da área plantada e janela ideal colaboram para possível recorde.

16/12/2021 Fonte original

Foto: Reuters

Segundo uma pesquisa da Reuters, mesmo com a incidência do fenômeno La Niña, o Brasil pode esperar por uma safra 2021/22 com números recordes. A estimativa é que a produção alcance 144,12 milhões de toneladas, projeção acima dos 143,94 milhões de toneladas do levantamento divulgado em novembro - até o momento, o La Niña não foi suficiente para alterar as expectativas totais de colheita do grão.

Se os dados da estimativa se confirmarem, além do registro de safra recorde, terá sido alcançado um crescimento de 5% em comparação com a safra 2020/21, conforme informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O estudo atual foi realizado com dados de 12 analistas, que consideraram também o aumento da área plantada.

Além do crescimento da área plantada,  a estimativa é apoiada por boa parte dos produtores terem conseguido semear a soja na janela ideal, fator que junto com o clima impulsiona as expectativas da safra. Com chuvas regulares em algumas regiões do pais, o clima tem sido um elemento positivo no avanço da safra, conforme analistas ouvidos pela Reuters. 




Fonte: https://forbes.com.br/forbesagro/2021/12/brasil-segue-para-recorde-de-soja-2021-22-mas-atento-a-efeitos-da-la-nina-no-sul/



Mais notícias: