Copom eleva Selic ao maior nível em 4 anos

Copom eleva Selic ao maior nível em 4 anos

Preocupados com inflação, tom duro é adotado em comunicado. Novo patamar encarece a contratação de crédito.

09/12/2021 Fonte original

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Na noite de ontem, quarta-feira (8), o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu elevar a taxa de juros Selic ao maior patamar em quatro anos, saindo de 7,75% ao ano para 9,25%. Não houve voto contrário para a adoção do novo patamar.

Apesar do alta, o mercado já esperava pela continuação da movimentação dos juros. Para os especialistas, a taxa de juros deve continuar a subir ao longo dos próximos meses. Em avaliação da Colúmbia Britânica, é estimado que a taxa de juros chegue em 11,25% até o final deste ano.

No comunicado divulgando a alta, o tom adotado pelo Copom é de preocupação com o crescimento da inflação. De acordo com analistas, acreditasse que o Copom vai seguir a tendência até que ocorra a consolidação da desinflação - a atividade econômica também é uma preocupação, secundária.

Para o comitê, há questões relacionadas ao cumprimento das regras fiscais nacionais, que ajudaram a elevar a inflação acima do nível esperado e levaram o banco central a responder elevando a taxa básica de juros da economia.




Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/12/08/copom-eleva-taxa-selic-para-925percent-ao-ano-maior-patamar-em-mais-de-quatro-anos.ghtml



Mais notícias: