Segundo informações da Reuters, até o final da semana passada a semeadura da soja 2021/22 do Brasil havia atingido 90,6% da área total, representando assim um avanço mais rápido que a média histórica do período e também do ano anterior, conforme dados obtidos pela consultoria Safras & Mercados.
Em comparação, a média histórica para o período é de 85,7%, enquanto a média do ano anterior ficou na casa dos 83,3%, representando assim um aumento de mais de 7 pontos percentuais ante o ano anterior. Segundo a consultoria, o plantio avançado e mesmo finalizado em alguns estados tem impulsionado os números.
No Rio Grande do Sul, estado em que o plantio inicia mais tarde, o plantio já atinge 69% da área, enquanto a média histórica para o período é de apenas 64,6%. Por outro lado, no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul o plantio já foi finalizado, situando a semeadura como encerrada antecipadamente em ambos os estados.
A região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) também conta com os trabalhos em situação avançada, com números acima do ano anterior, segundo a consultoria Safras & Mercados, os percentuais estão entre 75% e 85%.
Fonte: https://6minutos.uol.com.br/economia/plantio-de-soja-supera-90-da-area-projetada-no-brasil-diz-safras-mercado/