Agricultores indianos seguram venda de soja

Agricultores indianos seguram venda de soja

Mercado de futuros da soja sofreu alta no país e impulsionou aumento da área de plantio, governo cria série de medidas para tentar reduzir os preços do farelo.

23/11/2021 Fonte original

Foto: Albari Rosa

Milhares de agricultores da Índia tem guardado sua safra de soja ao invés de vender os grãos para processamento, os produtores esperam que os preços subam. Suresh Dhane, agricultor indiano, colheu um acre de terra há mais de um mês e tem mantido sua produção guardada. 

Assim como Suresh, outros agricultores também esperam um aumento do valor da soja, mas com isso a velocidade do esmagamento das sementes foi reduzido. O país pode ser forçado a aumentar as importações de óleos comestíveis, como óleo de girassol, óleo de soja e óleo de palma.

Suresh Dhane, justifica a escolha para segurar sua produção, dizendo que “No ano passado, vendi soja imediatamente após a colheita a 4.000 rúpias (53,70 dólares) por 100 kg e em poucos meses os preços dispararam para mais de 9.000 rúpias”. O agricultor espera não "repetir o mesmo erro".

Para tentar reduzir os preços, o governo indiano criou uma série de medidas, como a liberalização da importação do farelo geneticamente modificado e a redução dos impostos sobre óleos comestíveis. Em agosto deste ano os preços do futuro da soja sofreram uma forte alta, impulsionando o aumento da área plantada por agricultores, que agora esperam a recuperação de seu investimento ao segurar o grão e tentar vendar por um valor maior.




Fonte: https://6minutos.uol.com.br/economia/agricultores-indianos-seguram-soja-enquanto-medidas-do-governo-reduzem-precos/



Mais notícias: