Segundo relatório do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), a área plantada por soja já atinge 52% no Rio Grande do Sul, representando um crescimento de mais de 20 pontos percentuais se comparado com a semana passada.
Com o resultado, a área plantada já ultrapassa a média de plantio dos últimos cinco anos de 38% para o período, ficando também acima da média do ano passado, que era de apenas 34%. Apesar do resultado positivo, o tempo seco na semana anterior reduziu a velocidade da semeadura e dificultou o preparo do solo em determinadas regiões.
De acordo com a projeção do Emater/RS-Ascar, a área destinada para plantio do grão no estado é de 6,32 milhões de hectares na safra 21/22. O RS é o terceiro maior produtor de soja do país, ficando atrás apenas do Mato Grosso e do Paraná, enquanto especialistas acreditam que o estado possa recuperar a posição de segundo maior produtor nacional.
Além disso, o Brasil é tido como o segundo maior produtor mundial do grão, sendo superado apenas pelos Estados Unidos. No estado, as regiões produtivas se encontram no norte-noroeste.
Fonte: https://www.canalrural.com.br/projeto-soja-brasil/plantio-soja-rio-grande-do-sul-safra-21-22/