China aumenta importação de soja brasileira

China aumenta importação de soja brasileira

Em movimento incomum para o período, China aumenta compra de soja do Brasil e impulsiona perda de mercado pelos EUA.

17/11/2021 Fonte original

Foto: Dirceu Portugal/Foto Arena

Com o crescimento do rebanho de suínos, a China precisa de mais soja para alimentar seu rebanho e está comprando mais do grão brasileiro, mesmo com os Estados Unidos no período pós término da colheita e de maior venda das safras. Apesar do alto estoque norte-americano e dos preços chamativos, a soja brasileira tem atravessado a janela americana de vendas - pós colheita - e está mais barata.

Na última semana, segundo informações da Bloomberg, de 30 carregamentos de soja comprados por Pequim, mais da metade são do Brasil e o restante é dos EUA. Ainda que a compra seja grande, analistas indicam que este não é um movimento surpresa para o período, refletindo assim a consolidação do Brasil como o maior exportador de soja do mundo e um ator competitivo no mercado mundial da commodity.

Caso o Brasil continue avançando sobre a parcela de participação dos EUA no mercado de soja, o país pode não conseguir vender seus estoques e puxar o preço do grão para baixo - na bolsa referência para essas negociações, Chicago. Com a soja mais barata, a redução no custo poderia reduzir as pressões que impulsionam a alta da inflação ao redor do mundo, considerando o custo do grão para a produção de carne.

De acordo com Daniele Siqueira, analista da AgRural, "O ritmo veloz de plantações no Brasil e a perspectiva de uma safra recorde e precoce no Brasil têm ajudado a pressionar os preços em Chicago, enquanto os EUA devem perder fatia de mercado no comércio global". Segundo fontes envolvidas nas negociações, as compras de soja brasileira pela China devem ser embarcadas para transporte entre os meses de dezembro e janeiro.




Fonte: https://oglobo.globo.com/economia/china-aumenta-compras-de-sojabrasileira-que-fica-mais-competitiva-tira-mercado-dos-eua-pode-aliviar-inflacao-1-25279671



Mais notícias: