Preços nominais e corrigidos do boi gordo em maio em 10 anos

Preços nominais e corrigidos do boi gordo em maio em 10 anos

O Farmnews apresenta os dados dos preços nominais e corrigidos do boi gordo em maio dos últimos 10 anos, de 2012 a parcial de 2021.

17/05/2021 Fonte original

Afinal, como se comportaram os preços da arroba do boi gordo, segundo indicador Cepea, em maio, ao longo dos ultimos 10 anos?

A Tabela a seguir apresenta os dados médios mensais do preço nominal e corrigido (IGP-M de abril de 2021) do boi gordo, em Reais por arroba, em maio de 2012 a parcial de 2021, segundo Cepea (Campinas-SP).

O preço do boi gordo em maio de 2021 segue no patamar recorde, tanto em valor nominal como corrigido.

O interessante é destacar que, em valores nominais, o preço do boi gordo em maio caiu frente ao valor praticado no ano anterior em apenas uma oportunidade ao longo de 10 anos. Isso aconteceu em 2017 (Tabela).

Apesar da valorização acumulada, especialmente entre maio de 2020 e maio de 2021 (até o dia 14), de 54,4%, em valor nominal, o mercado do boi gordo segue pressionado quando o assunto é a viabilidade econômica da atividade. Isso porque os custos de produção tem apresentado ganho muito superior ao dos animais para abate, mostrando queda do poder de compra do pecuarista.

Para aqueles que dependem da reposição do rebanho no mercado, por exemplo, o cenário é ainda mais desafiador, uma vez que em maio a relação de troca de bezerros por boi gordo segue como a menor da história (clique aqui). E não foi apenas o poder de compra da reposição que caiu, já que o milho segue com valorização muito acima da observada para o boi gordo em 2021 .




Fonte: https://www.farmnews.com.br/mercado/boi-gordo-em-maio-2/



Mais notícias: